É livre para jogar monetização 'condenado a desmoronar'?

No início deste mês, o ex-produtor executivo da _Dragon Age _Executive Mark Darrah respondeu a uma pergunta sobre a monetização gratuita para jogar e em dinheiro durante uma transmissão ao vivo. Darrah falou abertamente sobre seus pensamentos sobre o modelo de receita popular e chegou à conclusão de que ele inevitavelmente entrará em colapso e será substituído por alguma coisa. Ele está certo, ou vai brincar livre para ficar aqui para ficar?

Poderíamos montar o carrossel de monetização em torno de debater quais modelos de receita preferimos. Seja você um fã apenas de assinatura, uma compra para jogar purista, um jogador livre para jogar, ou está interessado no potencial dos modelos de receita ad-RMT, uma coisa é certa, os desenvolvedores não estão perdidos quando Eles estão tentando monetizar seus jogos. Os s tiveram um declínio acentuado nos jogos de assinatura apenas nas últimas duas décadas. A onda de jogos gratuitos de jogo girou como uma bola de demolição, mas vimos mais do que apenas os s afetados, também vimos a maioria dos jogos on-line adicionar versões de lojas de dinheiro. Até hoje, os modelos de monetização só aumentaram em número e ainda precisamos ver um modelo desaparecer do uso completamente. No entanto, existem aqueles por aí que acreditam que o modelo mais popular, livre para jogar, um dia será uma coisa do passado.

é possível brincar de graça pode entrar em colapso?

Você Mark Darrah, o ex-produtor executivo da Dragon Age que deixou a Bioware em 2020 expressou sua opinião sobre o assunto no início de novembro. Como veterano da indústria, Darrah ganhou o respeito de muitos de seus colegas e de seus fãs. Aqui está o que ele tinha a dizer:

Vamos ter uma visão mais ampla do que Darrah está falando. Para iniciantes, acho óbvio que o maior mercado de graça para jogar monetização é o mercado móvel. O mercado móvel é composto por, bem, sejamos honestos, centenas, senão milhares de maogs e s on-line que você imaginaria que ninguém iria querer realisticamente jogar por muito tempo. No entanto, de acordo com dados recentes da Statista, a receita de jogos para dispositivos móveis aumentou continuamente ano após ano, para um total de 152,5 bilhões de dólares em todo o mundo. Isso inclui um primeiro declínio no mercado em 2022, o que significa que, apesar do número de players de celular que diminuem em 2022, a receita ainda cresceu ano após ano.

Quais são as alternativas?

Apenas olhando para o mercado, fica claro que atualmente é livre ser o modelo de receita líder em todo o mundo. Mesmo se fingirmos que de alguma forma Darrah estava correto em sua previsão de que o modelo livre para jogar acabaria em colapso, a previsão atual ainda deve continuar seu crescimento até 2025 e além. Isso não impediu os desenvolvedores de se ramificar com modelos alternativos de monetização. O problema que estamos vendo é que muitos jogadores foram desligados por monetização alternativa, no passado ou atualmente.

Por exemplo, a monetização suportada por anúncios foi originalmente introduzida no início de 2000, mas agora mais de 20 anos depois, estamos começando a ver um ressurgimento de jogos apoiados por anúncios. De acordo com um relatório do NewZoo da Octoberv, a natureza sempre online de muitos jogos atualmente, além do imensamente popular meio de jogos, deu aos anunciantes muito mais para esperar ao atingir seus produtos para os jogadores. No entanto, os jogos suportados por anúncios não vão substituir gratuitamente para jogar. Na verdade, é mais um complemento à natureza livre dos jogos do que a uma substituição completa.

Outra avenida potencial em que os desenvolvedores estão se interessando por novas maneiras de monetização são blockchain e NFTs, mais conhecidos como jogos de jogo ou reprodução. A viabilidade desses jogos invadindo o mainstream ainda não foi visto. Embora tenhamos visto um aumento nas conversões de s fracassados, como o Bless Unleashed que está utilizando o nicho de P2E para impedir que seu jogo falhe, houve poucas evidências para sugerir que um modelo P2E substituiria o popular modelo F2P que se tornou o Fluxo de receita dominante que a maioria dos jogadores se acostumou.

A monetização é sempre um tópico difícil. Certamente é um tópico desagradável quando você olha para ele da perspectiva de um jogador. O que é justo e o que é lucrativo parece estar tão distante como sempre. As baleias dominarão consistentemente o cenário livre para jogar, enquanto os jogadores comuns precisam aceitar ser um não não em um mundo que foi construído para os tem. Por mais que os jogadores, especialmente os jogadores do, querem acreditar que a monetização não é um recurso, acho que quando olhamos para cada modelo de perto, percebemos que o tipo de monetização que um jogo tem é tão importante quanto qualquer outro recurso. Realisticamente, sabemos o que esperar se um jogo é comprar para jogar. Conhecemos o processo de pensamento de um jogo que pretende manter um plano rigoroso de assinatura apenas. E, é claro, sabemos que um jogo livre para jogar terá uma loja de dinheiro muito robusta e geralmente predatória.

nunca se foi e nunca esquecido

Enquanto eu pessoalmente discordo de Mark Darrah sobre o colapso do modelo Livre to Play, acho que há um ponto interessante escondido em sua opinião. Os desenvolvedores estão sempre procurando o próximo modelo de monetização grande. Onde Darrah dá errado não é que um novo modelo de monetização irá de alguma forma usurpar o modelo popular para jogar-não-em vez disso, veremos uma hibridação maior da monetização. No final, o que realmente importa é a capacidade de esses desenvolvedores criarem um jogo bom o suficiente para garantir os esquemas de monetização em constante evolução que cozinham.

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