Os investidores indianos entendem melhor as empresas digitais agora: o co -fundador da Zomato, Mohit Gupta

A oportunidade subjacente para as empresas digitais é interromper e inventar maneiras de ir ao mercado e resolver problemas de clientes, disse o co-fundador da Zomato, Mohit Gupta, a Ratna Bhushan durante um bate-papo exclusivo no Fireside no recente ET varejo de comércio eletrônico e Summit Native. Trechos editados.

O Zomato passou de uma plataforma de busca de restaurantes e entrega de alimentos para várias facetas nos últimos meses. Como se constrói uma empresa de tecnologia sustentável e enxuta em meio a uma série de desafios como a pandemia, a inflação e os problemas relacionados à força de trabalho?

Existem dois aspectos da construção de uma pesquisa de negócios e entrega sustentável-e uma plataforma de comércio rápida mais saudável-que uma dimensão. O outro é todos os outros altos e baixos no sistema macro econômico. Tudo isso se resume à agilidade do pensamento, à agilidade da aprendizagem. Isso é super, super importante de se ter; Sempre mantenha seus ouvidos no chão.

Os ganhos trimestrais mais recentes foram um marco. Você quebrou mesmo na entrega de alimentos e recebeu orientação sobre lucratividade. É sustentável no meio a longo prazo?

Eu acho que é muito, muito sustentável. Demonstramos de forma consistente que isso não é um flash no panela. É claro que trabalhamos em um ambiente muito dinâmico e competitivo e pode haver momentos em que isso tem impacto na lucratividade temporal... mas penso a longo prazo, isso Os negócios serão saudáveis e lucrativos.

Zomato tinha uma listagem estelar, sua capitalização de mercado cruzou um Lakh Crore e a listagem aplaudiu a rua. Mas logo depois, a narrativa mudou para investidores nervosos à medida que os mercados se tornaram voláteis em todo o mundo. Qual é a sua mensagem para os investidores?

Minha mensagem para os investidores é que hoje os investidores indianos-tanto institucionais quanto de varejo, entendem os negócios digitais muito melhor. Dito isto, uma das maneiras pelas quais os investidores analisam as empresas é que as expectativas de uma empresa jovem e listada são muito semelhantes às de uma empresa FMCG, por exemplo. Enquanto a oportunidade subjacente para as empresas digitais é interromper e inventar novas maneiras de ir ao mercado, novas maneiras de resolver problemas de clientes, e acho que os investidores também precisam olhar para isso.

O Zomato fez várias experiências e diversificações... você foi rápido em correção do que funcionou e o que não funcionou. H ow crucial é velocidade e agilidade para o comércio eletrônico? **

É mediocridade e grandeza importantes. Você está tentando pavimentar novos caminhos; Não é que você apenas precise executar e construir. E nesse processo, haverá aprendizado e erros. Mais importante, as macros mudam, os hábitos do consumidor mudam. Portanto, interna e externamente, você precisa manter seus ouvidos no chão.

Você vê uma resolução rápida sobre as questões de longa data entre agregadores e parceiros de restaurantes? Quais são os próximos passos sobre isso. O CCI ainda está olhando para o assunto...

INTERESSEIRA

Entendemos e apreciamos que os parceiros de restaurantes sejam a maior e mais importante parte do nosso ecossistema de entrega de alimentos. Queremos trabalhar de perto com eles; Temos um engajamento regular com eles, com o NRAI e o FHRAI. Há várias áreas em que estamos progredindo... em alguns dos maiores pontos pegajosos, pode levar um pouco mais de tempo. Quando um assunto é sub-judice, isso também tem um impacto na rapidez com que podemos nos mover. Estou muito otimista de que continuaremos a aprofundar nossos relacionamentos com parceiros de restaurantes. É um relacionamento simbiótico. Precisamos que os parceiros do restaurante construam a indústria de alimentos e, da mesma forma, trazemos uma combinação muito interessante de tecnologia, experiência operacional e insights do consumidor que eu acho muito valiosa para progredir para a indústria de alimentos.

** Qual é a sua opinião sobre o rápido comércio-quanto tempo levaria para empresas de comércio rápido independentes começarem a ganhar dinheiro?

** Existem dois aspectos para o comércio rápido-um que existem desafios econômicos unitários reais para o comércio rápido. Dito isto, há muita esperança quando você olha para as coortes de clientes e a maneira como está resolvendo problemas. A frequência de lealdade e uso dos consumidores é tão alta que você percebe que há muito valor real que você está criando. No P&L, há muito progresso que estamos fazendo, vejo empresas rápidas de comércio quebrando em breve.

Qual é a atualização OnZomato Instant e o que seus aprendizados foram do piloto?

O instante de Zomato é um caso de uso muito real. Entendemos nossa responsabilidade em relação à sustentabilidade, segurança, garantia de que a qualidade dos alimentos seja ótima, garantindo que também tenhamos uma linha de visão para a lucratividade à medida que começamos a escalar isso. É por isso que estamos levando tempo em nosso piloto. O piloto agora escalou de dois locais para seis locais. Vamos garantir que façamos um ótimo trabalho para entender o modelo de negócios muito bem e depois escalar. Além de Delhi-NCR, alguns locais estão chegando em Bengaluru em breve.

Comentários